17 outubro, 2014

Guerreiros do Clima do Pacífico vindos de 12 países bloqueiam o maior porto de exportação de carvão do mundo

NEWCASTLE, 17 de outubro de 2014 – Trinta Guerreiros do Clima do Pacífico receberam o apoio de centenas de australianos para bloquear pacificamente as operações do maior porto de exportação de carvão do mundo em Newscastle, hoje, e pediram à Austrália para que pare a sua destrutiva expansão da exploração dos combustíveis fósseis que causam as mudanças climáticas.

Os trinta guerreiros usaram canoas tradicionais, construídas nas suas próprias ilhas e levadas até a Austrália, para impedir a entrada e saída de navios carregados de carvão do porto durante um dia. Com isso, eles mostraram à indústria dos combustíveis fósseis que farão frente aos planos radicais da Austrália de dobrar suas exportações de carvão e aumentar drasticamente a produção de gases associados ao efeito estufa que causam mudanças climáticas e ameaçam os seus lares.

Os habitantes das ilhas do Pacífico vão viver na pele os impactos das mudanças climáticas, com o aumento do nível dos mares, enchentes e fortes tempestades. Milañ Loeak, uma guerreira de 26 anos, moradora das Ilhas Marshall e filha do presidente do país, Chris Loeak, afirma que sua terra natal já está sendo afetada por estes problemas.

“Eu vi meu povo e minhas ilhas sofrerem os impactos das mudanças climáticas, com secas e inundações causadas pelas marés altas. Os efeitos das mudanças climáticas no meu país têm impactos muito reais na vida das pessoas”, ela disse. “Tenho uma amiga muito próxima cuja casa foi destruída pelas grandes marés deste ano, e aquilo era tudo que ela tinha”, conta Milañ. “Ela me disse ‘o som do oceano costumava ser reconfortante para mim, me embalando para dormir. E em tão pouco tempo, ele destruiu minha casa’”.

Para Mikaele Maiava, um guerreiro de Tokelau, depois de anos de negociações climáticas globais frustradas, foi essencial aos Guerreiros tomarem atitudes efetivas para impedir as mudanças climáticas.

“É muito importante para nós agirmos diretamente contra as mudanças climáticas, porque elas estão ameaçando as nossas vidas e as nossas ilhas. Nossa terra é o nosso mais valioso tesouro, e os impactos das mudanças climáticas vão destruí-la. Nós não queremos que isso aconteça, e não vamos permitir que isso aconteça”.

Mikaele culpou diretamente o governo australiano por sua apatia em relação a este problema.

“A Austrália é considerada o maior membro da família do Pacífico. Mas sua exportação de combustíveis fósseis fez que ela se tornasse um familiar pouco amado”, ele afirma. “É por isso que estamos tomando uma posição em nome de todos os outros membros da família do Pacífico que são afetados diretamente pelas ações destrutivas da Austrália”, explica.

Milañ Loeak afirma que a indústria dos combustíveis fósseis precisa mudar seus planos, para salvar as ilhas.

“Nenhum de nós que tenha sentido os impactos das mudanças climáticas deveria continuar a sofrer por causa deles, somente para satisfazer os interesses de outros. Nós não merecemos perder nossas ilhas e nós faremos o que for necessário para impedir que isso aconteça”.

CONTATOS:

Simon Copland, +61 401 638 950, [email protected]