Blog

Dezembro 14, 2017

Congresso aprova MP do Trilhão e leva país ao fundo do poço

A formal legislative assembly session in progress, with officials seated at an elevated desk and members gathered on the floor. The chamber features dark vertical panels and formal business attire throughout.
A formal legislative assembly session in progress, with officials seated at an elevated desk and members gathered on the floor. The chamber features dark vertical panels and formal business attire throughout.
Aprovada na forma do projeto de lei de conversão, o regime de benefícios da MP 795 começa a valer a partir de janeiro de 2018 (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados).

Em desafio ao Senado Federal e à legalidade, a Câmara dos Deputados derrubou nesta quarta-feira (13), por 206 votos a 193, a emenda que restringia por cinco anos as isenções fiscais da MP 795, a MP do Trilhão. O texto que agora segue para a sanção presidencial mantém o subsídio de centenas de bilhões de reais às empresas de petróleo até 2040. A quem interessa dar dinheiro a petroleiras?

Michel Temer promove a farra do óleo com o dinheiro do contribuinte durante mais de duas décadas enquanto corta recursos da saúde, da educação e da ciência e se esforça para explicar à população que precisa mexer nas aposentadorias para economizar. Além de escarnecer da sociedade brasileira, o presidente desponta como o inimigo número 1 do combate às mudanças climáticas: apenas o petróleo do pré-sal contém carbono o suficiente para estourar a meta do Acordo de Paris de estabilizar o aquecimento global em 1,5oC.

A nova lei é evidentemente inconstitucional, visto que nenhuma isenção tributária fixada em lei pode durar mais de cinco anos no Brasil. Ela pode ser, está sendo e será questionada na Justiça. Uma vez que os representantes eleitos da população preferem defender interesses de meia-dúzia de grandes multinacionais, a sociedade civil confia em que o Judiciário defenderá os interesses dos brasileiros desta e das próximas gerações, anulando o texto aprovado.