19 março, 2021

Jornalistas discutirão como ampliar e aprofundar a cobertura climática

Oficina da 350.org reunirá jornalistas ambientais e comunicadores de ONGs para trocar experiências sobre a produção de reportagens e pautas

INSCREVA-SE AQUI!

Em um mundo literalmente em chamas devido à crise climática, aprofundar a cobertura jornalística de questões ambientais é uma tarefa urgente. Para contribuir com essa missão, a 350.org realizará, em 9 de abril, a oficina virtual “Trabalhando juntos para ampliar e melhorar a cobertura sobre clima“, que reunirá jornalistas de veículos de imprensa, comunicadores de ONGs e repórteres free-lancers para uma sessão de conversas sobre experiências e desafios dos profissionais dessa área.

A oficina fará parte da programação do Encontro Global por uma Recuperação Justa, evento online da 350.org que oferecerá mais de 200 palestras, rodas de conversa e apresentações musicais coordenadas por ativistas e artistas de todo o mundo.

“O princípio comum a todas as atrações do encontro será a ideia de que a humanidade precisa sair da pandemia de Covid-19 melhor do que entrou, tanto do ponto de vista socioeconômico quanto do ambiental, já que esses aspectos estão totalmente interligados”, explica Ilan Zugman, diretor da 350.org na América Latina.

“Nesse espírito, a oficina para jornalistas e comunicadores levantará questões essenciais sobre como contar melhor as histórias relacionadas à emergência climática que o mundo está vivendo e como aumentar a presença e a diversidade de vozes da sociedade civil nesses relatos”, completa Zugman.

Sobre a oficina

• Quando: 9 de abril, sexta-feira, às 16h15 (horário de Brasília)
  • Onde: Encontro online (o link será enviado a quem completar a inscrição)
  • Participantes: Convite aberto a jornalistas que trabalhem com temas ambientais em redações, ONGs, instituições de pesquisa ou como autônomos

Temas norteadores

O formato da oficina será de “bate-papo estruturado”, ou seja, os participantes trocarão livremente experiências entre si a partir de perguntas-chave. Estes são alguns dos assuntos que guiarão a conversa:

• Além do press-release – Como a sociedade civil e as ONGs podem compartilhar mais efetivamente seus pontos de vista com as redações, para que a cobertura inclua as narrativas que precisam estar mais presentes?
  • Além dos espaços tradicionais – Como ONGs e jornalistas de veículos sem ligação com os grandes grupos de mídia podem intensificar suas trocas de informação, para enriquecer a cobertura ambiental no Brasil?
  • Além do discurso reativo – Como veículos de imprensa e comunicadores de ONGs podem trabalhar por uma agenda propositiva de avanços ambientais, que vá além da reação aos retrocessos e à pauta do governo?

Inscrições