18 novembro, 2016

Declaração da 350.org sobre final da COP 22, em Marrakesh

MARRAKESH – A propósito da conclusão da 22a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP22), nesta sexta-feira (18), em Marrakesh, a diretora global de programas da 350.org, Payal Parekh, deu a seguinte declaração:

“O mundo está finalmente vendo a urgência das ações climáticas coletivas. O encontro em Marrakesh foi concluído enquanto os cientistas confirmaram que 2016 será o terceiro ano consecutivo mais quente da história, e um negacionista das mudanças climáticas foi eleito para presidir um dos países mais influentes do mundo. Por outro lado, também estamos vendo o surgimento de novas lideranças em diversos sentidos. Os países integrantes do Fórum dos Vulneráveis ao Clima demonstraram como deve ser a liderança por parte dos governos, comprometendo-se a chegar a 100% de produção doméstica de energia por meio de fontes renováveis o mais rápido possível. Isso demonstra como a liderança climática tem consistentemente dependido do poder das pessoas. No caminho que vem adiante, os movimentos de justiça climática e social se manterão unidos e mais engajados do que nunca. A única ação climática realmente efetiva é parar todos os novos projetos de desenvolvimento envolvendo carvão, petróleo e gás, e financiar uma transição justa rumo a um futuro com 100% de energias renováveis para todos”.