20 março, 2023

Relatório do IPCC: precisamos eliminar combustíveis fósseis e fazer uma transição energética justa já

O mais recente relatório do IPCC, divulgado nesta segunda-feira (20/03), deixa claro que é necessária uma eliminação rápida de todos os combustíveis fósseis para minimizar danos irreversíveis às pessoas e aos ecossistemas. Cientistas alertam que se a elevação da temperatura global ultrapassar 1,5°C em relação aos níveis pré-Revolução Industrial, o impacto da crise climática sobre comunidades e meio ambiente será catastrófico.

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) foi criado em 1988 para fornecer aos formuladores de políticas avaliações científicas regulares sobre o estado atual do conhecimento sobre as mudanças climáticas. O Relatório de Síntese é o último dos produtos do Sexto Relatório de Avaliação, com lançamento previsto para informar o Balanço Global de 2023 pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Em 2023, todos os países revisarão seu progresso em direção às metas do Acordo de Paris.

Veja a seguir a reação de diretores da 350.org, em diferentes regiões do planeta, ao relatório do IPCC. As aspas podem ser usadas em reportagens sobre o tema.

Ilan Zugman, Diretor Regional da América Latina da 350.org:

“O cenário apresentado pelo relatório do IPCC é palpável em vários lugares da América Latina, onde alguns governos negacionistas têm atuado, nos últimos anos, como cúmplices da expansão dos combustíveis fósseis, enquanto povos indígenas e movimentos sociais seguem liderando a demanda por energias renováveis”.

“Em países como Brasil e Colômbia, os novos governos parecem estar mais atentos às demandas das comunidades da linha de frente por uma transição energética justa, mas ainda precisam mostrar ações concretas, como proibir o fracking e os subsídios ao petróleo e ao gás. São países com enorme potencial para liderar a geração de energia por meio de fontes renováveis e um modelo centrado nas necessidades das pessoas, e não no lucro das empresas de combustíveis fósseis”.

“Enquanto o relatório do IPCC sintetiza o que a humanidade precisa fazer para resolver a crise climática, os governos, empresas e bancos envolvidos em projetos como Vaca Muerta, na Argentina, sintetizam a ganância sem limites que nos trouxe a essa crise. Precisamos de transição energética já, em escala global e com a participação das comunidades mais vulneráveis”

May Boeve, Diretora Executiva, 350.org:

“Este relatório exige urgentemente a eliminação gradual dos combustíveis fósseis e uma transição justa para a energia renovável e centrada na comunidade”.

“Há razões para ter esperança, o investimento em energia renovável está em alta, mas a realidade é que a energia renovável só terá impacto se reduzirmos os combustíveis fósseis. Podemos adicionar tanta capacidade de energia renovável quanto quisermos ao mix de energias – mas se não eliminarmos as emissões provenientes do uso de combustíveis fósseis, não chegaremos a lugar nenhum”.

Joseph Sikulu, diretor administrativo da 350.org Pacific:

“No mês passado, vimos dois ciclones tropicais devastando Vanuatu no espaço de uma semana, devastando comunidades. O nível de 1,5 graus não é apenas uma meta, para o Pacífico, é um limite. Para ficar abaixo desse limite, precisamos de uma transição rápida, justa e financiada para longe dos combustíveis fósseis. Na semana passada, 6 países do Pacífico assinaram o Chamado de Port Vila para uma Transição Justa para um Pacífico Livre de Combustíveis Fósseis, enquanto os países ricos e desenvolvidos continuam a aprovar novos campos de petróleo e gás”.

“Não temos quase nenhuma responsabilidade histórica pela crise climática, mas estamos dispostos a liderar a transição dos combustíveis fósseis para a energia renovável. Ainda há esperança e as soluções para esta crise existem, mas primeiro será necessária uma fase justa e equitativa dos combustíveis fósseis para torná-los possíveis”.

Landry Ninteretse, Diretor Regional da África do 350.org:

“Para as comunidades na linha de frente da crise climática em todo o continente, os impactos climáticos intensificados são uma manifestação dolorosa da injustiça climática enfrentada por aqueles que menos contribuíram para a mudança climática”.

“Recentemente, o ciclone Freddy devastou comunidades no Malawi, Moçambique e Madagascar, levando à perda de mais de 400 vidas, deslocamento de comunidades e destruição de infraestrutura. A possibilidade de mais impactos climáticos catastróficos como esses, que os cientistas preevem acontecer se o aquecimento global ultrapassar o limite de 1,5 graus, é impensável”

“Precisamos de um compromisso para eliminar gradualmente os combustíveis fósseis globalmente e promover uma transição justa para energia renovável centrada na comunidade. Além disso, países vulneráveis ao clima precisam do apoio de nações ricas para criar resiliência contra esses impactos”.

Liangyi Chang, diretor administrativo da 350.org Asia:

“As realidades do recente relatório do IPCC são visíveis em toda a Ásia, com tufões, inundações e ondas de calor cada vez mais frequentes. Após a pandemia, nossas comunidades e vidas estão ainda mais vulneráveis a esses impactos do que antes. Para evitar mais perdas de vidas e meios de subsistência, precisamos tomar medidas urgentes para permanecer dentro da meta de 1,5 graus do Acordo de Paris”.

Peri Dias
Comunicação da 350.org na América Latina