26 setembro, 2018

350.org Brasil e COESUS realizam ações contra leilão da ANP no Rio

RIO DE JANEIRO — Apesar dos apelos mundiais por um novo modelo de desenvolvimento econômico-energético e dos próprios compromissos de combate ao aquecimento global assumidos internacionalmente, o governo brasileiro retoma nesta sexta-feira (28) a agenda de grandes leilões de blocos para exploração de petróleo e gás no país. Serão ofertados 4 blocos das maiores e mais importantes bacias do Brasil, a Bacia de Santos e Bacia de Campos, colocando em risco 300 mil famílias que dependem da pesca para sobreviver. Até o momento são 13 empresas aprovadas pela Agência Nacional do Petróleo e Gás (ANP) para participar da 5a Rodada de Partilha de Produção de Pré-Sal, a grande maioria são estrangeiras e algumas envolvidas m casos de corrupção.

Contra o ‘business as usual‘, contra o descaso e a falta de transparência e diálogo junto às populações diretamente afetadas pelos empreendimentos, a 350.org Brasil e a COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima, Água e Vida – levam a voz da sociedade civil ao leilão. Cerca de 150 ativistas de diversas partes do Brasil, entre lideranças indígenas, pescadores, agricultores, representantes de movimentos sociais e religiosos, estarão presentes, para mostrar que o povo brasileiro quer produção de energia renovável, que não envenene o ar ou a água, que não contribua para a crise climática global e que seja livre de corrupção política.

Na véspera, no dia 27, será realizada uma manifestação na Praça Candelária, no centro do Rio de Janeiro. Convocamos toda a imprensa para ouvirem o lado de quem sofre as consequências desses leilões e para que levem a mais pessoas que a importância do trabalho de conscientização de um mundo  livre sem o uso de combustíveis fósseis.

A frase “Vida sobrevivência futuro=1,5ºC” estará exposta em um grande balão inflável no local, trazendo também para a pauta o limite de aquecimento global estipulado para se tentar manter o equilíbrio ambiental do planeta.

As atividades vão se iniciar a partir das 15h e se estende ate às 17h.

SERVIÇO:

Dia 27/09

O que: Ação contra a 5ª Rodada de Partilha de Produção
Quando: Quinta-feira, 27 de Setembro, 15h
Onde: Praça Candelária

Dia 28/09

O que: Ação durante a 5ª Rodada de Partilha de Produção da ANP
Quando: Sexta-feira, 28 de Setembro, a partir das 8h
Onde: Hotel Grand Hyatt – Barra da Tijuca – Av. Lúcio Costa, 9600 – Barra da Tijuca

CONTATO:

Suelita Rocker, Coordenadora de Campanhas da 350.org Brasil e América Latina, [email protected] / +55 (41) 98887-2352

Mariane Brito, Assessora de imprensa da COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima, Água e Vida, +55 (41) 99104-7848