1 abril, 2020

350.org sobre o adiamento da COP-26: “COVID19 e crise climática exigem planos de recuperação justos”

Global – A UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) acaba de anunciar que a COP26, que seria realizada em Glasgow, na Escócia, em novembro, foi adiada devido à pandemia de coronavírus.

Em resposta ao anúncio, Anna Vickerstaff, ativista sênior do Reino Unido na 350.org, disse:

“Mesmo que a pandemia tenha forçado a diplomacia climática internacional a desacelerar drasticamente, a ponto de adiar um momento tão importante para as negociações climáticas quanto a COP26, a ação climática deve permanecer no topo da agenda política deste ano”.

“A pandemia de coronavírus e a queda sem precedentes dos preços do petróleo e do valor de mercado das empresas de combustíveis fósseis realçam a vulnerabilidade dos nossos sistemas econômicos a choques externos”.

“Espera-se que os governos atualizem seus planos nacionais de clima até 2020. Ao implementarem medidas para fortalecer a economia em dificuldades por causa da pandemia, os governantes têm uma escolha: deixar seus países presos, por mais tantas décadas, à dependência de combustíveis fósseis ou focar na saúde, nos empregos e na necessidade das pessoas de terem acesso a sistemas de energia resilientes e descentralizados, baseados em fontes renováveis”.

“A disseminação rápida da Covid-19 realça claramente como o sistema atual está fracassando em garantir o bem-estar das pessoas mais vulneráveis ​​e gerando várias crises, inclusive a climática”.

“Princípios como justiça social, soluções lideradas pela comunidade, equidade e direitos dos trabalhadores devem estar no centro de qualquer ação governamental para enfrentar as duas crises urgentes que afetam todo planeta: a pandemia e a emergência climática”.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Peri Dias