4 novembro, 2020

Acordo de Paris e eleições nos EUA: “O mundo merece uma chance de lutar”

Ao mesmo tempo em que apuram os votos da eleição presidencial mais polarizada das últimas décadas, os Estados Unidos retiram-se oficialmente, hoje, 04 de novembro, do Acordo de Paris.

Neste momento crucial para o planeta, a 350.org, organização global de mobilização pelo clima com forte atuação nos Estados Unidos, expressa seu apoio à demanda de que todos os votos sejam contados antes de que se declare o vencedor das eleições. A 350.org também reforça a exigência de milhões de cidadãos de que, independentemente do resultado eleitoral, os EUA como um todo – incluindo cidades, estados e empresas – mantenham os objetivos do Acordo de Paris e vão além.

Veja abaixo as declarações da diretora executiva da 350.org, May Boeve.

Sobre as eleições

Enquanto os votos ainda estão sendo contados, é inegável que as mudanças climáticas têm sido uma questão importante para os cidadãos nos Estados Unidos.

“Uma recuperação justa da pandemia global e da crise climática começa com a proteção da integridade das eleições – todos os votos devem ser contados antes que o vencedor da eleição seja declarado”, afirma May Boeve, diretora executiva da 350.org.

Sobre a saída dos EUA do Acordo de Paris

Os próximos quatro anos serão críticos na luta para enfrentar a crise climática. Os Estados Unidos são o segundo maior emissor de gases do efeito estufa e subsidiam diretamente a indústria de combustíveis fósseis em aproximadamente US$ 20 bilhões por ano.

“A retirada dos EUA do Acordo de Paris tem enormes implicações para o resto do mundo no que se refere ao combate à crise climática. Isso demonstra o que está em jogo nesta eleição. O que precisamos agora é de uma união de esforços para promover uma liderança climática global”, diz May.

Se a saída dos EUA do Acordo de Paris se tornar permanente, ameaçará enfraquecer ainda mais o cumprimento do acordo e minar a determinação de outros países de fazer seus próprios cortes de emissões.

Sobre a reação dos movimentos climáticos e sociais

Esse retrocesso por parte de uma das maiores economias do mundo pode comprometer seriamente os esforços em andamento para mitigar as mudanças no clima, que já estão causando sérios danos a comunidades em todo o planeta. No cenário global, uma prolongada falta de liderança dos EUA nas questões climáticas também traz o risco de sabotar outras áreas, como comércio e direitos humanos.

No entanto, a diretora executiva da 350.org, May Boeve, pondera que os movimentos climáticos e sociais seguirão exercendo forte pressão sobre governos e empresas.

“Seja qual for o resultado final da eleição, não se pode considerar os Estados Unidos como carta fora do baralho na luta pelo clima. Apesar de o governo dos EUA deixar oficialmente o Acordo de Paris, há milhões de americanos que rejeitam esse retrocesso e que estão comprometidos com a justiça climática. Eles exigem que os EUA como um todo, incluindo cidades, estados e bancos, mantenham os objetivos de Paris e vão além”, diz May.

Ela afirma também:

“Devemos redobrar nossos esforços e nos concentrar em derrubar os pilares que sustentam a economia baseada em combustíveis fósseis, nos EUA e globalmente. Vamos seguir lutando por nosso direito a um futuro limpo, seguro, abundante e justo”.

Sobre o cenário futuro

Embora os governos globais estejam demorando demais para colocar em prática as ações necessárias para enfrentar a crise climática, um movimento climático enorme e diversificado tem conquistado mudanças em diversos países. Ao exigir justiça climática e políticas mais efetivas, líderes indígenas, ativistas de movimento jovens, cientistas e muitos outros grupos sociais estão ajudando a estabelecer uma visão coletiva clara para o planeta.

Como indicam as pesquisas sobre o tema, a grande maioria dos cidadãos, incluindo sete em cada dez eleitores dos EUA, deseja uma transformação social e econômica baseada em uma transição para fontes renováveis de energia. É hora de os representantes eleitos pelo povo mostrarem vontade política de avançar verdadeiramente nesse quesito, em benefício das pessoas e do planeta.

A 350.org 501 (c3) é uma organização não-partidária sem fins lucrativos. Esta declaração à imprensa não é um endosso a qualquer candidato ou partido.

Contato para a imprensa

Peri Dias