4 junho, 2020

No Dia Mundial do Meio Ambiente, acenda uma vela pela vida no planeta

Vigília organizada pela ONG 350.org convida os brasileiros a usar a hashtag #VelaNaJanela para participar da mobilização em apoio a soluções para a crise climática

Brasil – Nesta sexta-feira, 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, uma campanha levará às redes sociais fotos e vídeos de velas acesas por pessoas em todo o Brasil, para representar seu apoio à vida na Terra, às soluções para a crise do clima e a uma Recuperação Justa após a pandemia da Covid-19.

Organizada pela ONG ambiental global 350.org, a Vigília Climática pela Saúde e pelo Planeta convida os brasileiros a pararem por um instante para pensar sobre o que podem fazer pelo clima e a compartilharem com seus conhecidos esse convite à reflexão.

Qualquer pessoa pode participar da mobilização. Para isso, basta acender uma vela em sua janela, às 20h da sexta-feira, fotografar ou filmar essa imagem e publicá-la no Twitter, usando a hashtag #VelaNaJanela.

A campanha surgiu como uma resposta coletiva e pacífica à necessidade de os brasileiros expressarem seu desejo por mudanças, em tempos de problemas graves como o coronavírus, as sugestões de rompimento da Democracia, a ampliação do desmatamento na Amazônia, as ameaças aos direitos de Povos Indígenas e a pressão da indústria fóssil para salvar setores que sempre alimentaram a crise climática, como os de petróleo, gás e carvão.

“A pandemia ainda nos impede de irmos para ruas exigir mudanças diante desses desafios, por isso, vamos fazer das nossas casas um lugar de vigília, reflexão e ação pela vida no país e no planeta”, explica Renan Andrade, um dos coordenadores de campanhas da 350.org na América Latina.

A 350.org também propõe aos participantes da campanha que assinem uma carta aberta pedindo aos governos e à sociedade uma Recuperação Justa frente aos efeitos da Covid-19 sobre a saúde pública e a economia. Os princípios para uma Recuperação Justa incluem:

1. Saúde das pessoas em primeiro lugar, sem exceção.
  2. Socorro financeiro direto às pessoas.
  3. Assistência aos trabalhadores e às comunidades, não aos executivos de grandes empresas.
  4. Desenvolvimento de resiliência para futuras crises.
  5. Construção de solidariedade e senso comunitário que cruzem fronteiras, sem empoderar lideranças autoritárias.

A página da 350.org traz mais informações sobre os Princípios para uma Recuperação Justa.

Peri Dias
Comunicação da 350.org